Programa REBIMAR lança aplicativo para promover a educação continuada sobre conservação marinha

O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha da Associação MarBrasil lança, com patrocínio da Petrobras, o aplicativo SIG REBIMAR para monitoramento de microplástico e fauna no litoral do Paraná e de São Paulo. A ferramenta digital permite que jovens e adultos compartilhem imagens sobre a presença de animais marinhos e a presença de lixo plástico.

A inserção do protocolo de microplástico se dá pela facilidade de encontrar resíduos plásticos na praia e pelas inúmeras problemáticas ocasionadas pela presença desses resíduos no ambiente marinho. E o protocolo de fauna marinha justifica-se pela frequência de animais encalhados na costa paranaense”, explica Marjorie Ramos, técnica da equipe de educação ambiental do Programa REBIMAR, que participou do processo de desenvolvimento do aplicativo.

A coleta de dados é fundamental para o desenvolvimento da ciência e, ao longo do tempo, os pesquisadores desenvolveram metodologias e sistemas de amostragem para colher informações que possam mapear problemas, investigar suas causas e buscar soluções.

As ferramentas de Ciência Cidadã trouxeram novas formas de integrar as pessoas em projetos, por meio da coleta e compartilhamento de dados de forma voluntária. Essa mobilização social permite aos pesquisadores acesso digital a fotos, vídeos e informações em tempo real e em áreas extensas. O novo aplicativo SIG REBIMAR conta com um protocolo de coleta, desenvolvido pela equipe técnica, para que esses dados sejam válidos cientificamente.

“Essas informações serão armazenadas em um grande banco de dados e poderão ser utilizadas por pesquisadores, cientistas, professores e estudantes. A ideia é que a comunidade participe na coleta e no uso dessas informações”, explica Emerson Joucoski, Coordenador da Educação Ambiental do projeto.

Joucoski acrescenta que a meta é aproximar a comunidade e as escolas dos pesquisadores para promover a conscientização ambiental. “O SIG REBIMAR possui design intuitivo e funcional que permite interação entre os usuários. Tudo de forma virtual. Professores e estudantes serão estimulados a participar e usar a ferramenta digital nas atividades educacionais, pois a utilização de aplicativos permite a aproximação com a ciência, estimulando um aprendizado coletivo, mesmo diante do cenário de isolamento social da pandemia”.

Dentro da nova fase do REBIMAR, professores da rede pública de ensino passarão por um curso para usar o aplicativo em sala de aula, em uma ação concreta de educação ambiental, e os dados coletados serão aproveitados pelo Programa REBIMAR em ações de pesquisa e conservação.

Pretende-se também integrar ao processo de coleta de dados as comunidades pesqueiras do litoral. A familiaridade dos pescadores com o ambiente marinho será de grande ajuda”, acrescenta o Coordenador da Educação Ambiental.

A proposta da Ciência Cidadã e do aplicativo SIG REBIMAR está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e faz parte de um conjunto de ações da fase IV do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha que tem apoio do governo federal.

 

“Esperamos que o uso do aplicativo promova a aproximação dos cidadãos ao conhecimento científico. O objetivo é disponibilizar para  a população do litoral paranaense uma ferramenta que inclua a comunidade e possibilite que ela contribua na coleta de dados.” Marjori Ramos, técnica de educação ambiental do REBIMAR IV.

Com o aplicativo teremos mais fomento à pesquisa e mais dados. Por outro lado,  jovens e crianças vão aprender a fazer ciência da maneira correta. Queremos estimular futuros cientistas, pesquisadores e defensores da fauna marinha e da não poluição dos nossos mares.” Emerson Joucoski, Coordenador da Educação Ambiental o REBIMAR IV.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*