UM PORTO CHAMADO GRILAGEM
Com o apoio do movimento #SalveAIlhaDoMel, o OJC também lançou em 2019 a primeira parte do documentário “Um porto chamado grilagem”, que revela os interesses abusivos que estão por trás da intenção de construção de um complexo industrial portuário no município de Pontal do Paraná, no litoral do Estado, em frente à Ilha do Mel.
O primeiro vídeo tem pouco mais de onze minutos e lembra o histórico de grilagem (ou roubo) de terras públicas que ocorre no Estado do Paraná há décadas.
Também explica por que as terras – mais de 4.300 mil hectares – onde hoje se pretende construir a chamada “Faixa de Infraestrutura” – (o conjunto de obras que viabilizaria e atenderia ao porto privado) são consideradas do Estado do Paraná e, portanto, seriam públicas.
Além disso, relaciona motivos para que a sociedade compreenda que os R$ 369 milhões dos cofres públicos estaduais que podem ser investidos para viabilizar só a primeira parte da obra privada, poderiam ser direcionados à investimentos em educação, segurança, saúde e no incremento do turismo no Paraná.
A primeira e segunda partes do documentário podem ser vistas no canal do Observatório de Justiça e Conservação (OJC) no YouTube.
Assine nossa Newsletter
Receba informações e os conteúdos mais recentes sobre Meio Ambiente, avanços tecnológicos e ambientais e investigações sobre crimes ambientais