REVELANDO OLHARES
Em julho de 2019, durante a programação da tradicional Festa da Tainha, na Ilha do Mel, o OJC promoveu a oficina de fotografia e mídias sociais “Apurando e Revelando Olhares”.
Ela levou a jovens e moradores da Ilha informações sobre técnicas fotográficas com câmeras digitais, profissionais e celulares, edição de imagens, ensinamentos sobre formas de usar com mais eficácia, qualidade e alcance as redes sociais e aulas de educação ambiental e valorização da biodiversidade marinha do litoral do Paraná. Foram abordados nas conversas os impactos que empreendimentos portuários impõe aos locais onde se instalam, especialmente, à natureza e à saúde das pessoas.
A ação foi feita com o envolvimento de fotógrafos parceiros, de uma especialista em mídias sociais, do projeto Revelando Olhares, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mar Brasil. Entre jovens e adultos, 14 pessoas participaram das atividades oferecidas em um fim de semana. Dias depois, uma exposição com as fotos dos participantes – que foram reveladas e viraram cartões postais – foi promovida. Todas as impressões foram cedidas pelo OJC e vendidas durante o Festival Jazz na Ilha. O dinheiro das vendas foi dedicado aos jovens, como estímulo para que continuem sendo observadores e agentes de transformação na comunidade onde vivem.
Assine nossa Newsletter
Receba informações e os conteúdos mais recentes sobre Meio Ambiente, avanços tecnológicos e ambientais e investigações sobre crimes ambientais